Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Impressionismo e Expressionismo

Impressionismo
http://migre.me/1e9ft

O impressionismo foi um movimento artístico que aconteceu na segunda metade do século 19 e no começo do século 20 nas artes visuais e na música. Ele é considerado a primeira revolução nas artes plásticas desde a Renascença. Como o nome diz, a principal característica do impressionismo era apresentar uma "impressão" da realidade através das percepções sensoriais iniciais registradas pelo artista, um registro visual em termos de efeitos de transição das luzes e cores. Os pintores impressionistas descobriram que a cor não é algo intrínseco a um objeto, pois ela muda constantemente de acordo com os efeitos da luz, dos reflexos ou do clima. Para conseguir retratar essas qualidades da cor e da luz eles inventaram um estilo de pintar com pinceladas curtas e cortadas, formando borrões irregulares que de perto eram ininteligíveis. O movimento começou e foi mais forte na França, onde artistas como Pierre-Auguste Renoir, Claude Monet, Edouard Manet e Edgar Degas, entre outros, usaram paisagens ao ar livre, o mar e as ruas e cafés parisienses como cenários da proposta impressionista de retratar as sensações visuais imediatas de uma cena. 
HowStuffWorks - O que é impressionismo".  Publicado em 03 de setembro de 2010  http://lazer.hsw.uol.com.br/impressionismo.htm  (09 de setembro de 2010)
Expressionismo
http://migre.me/1e97K

O expressionismo foi um movimento artístico que propôs uma arte que expressasse os sentimentos dos artistas e não as imagens do mundo. Seus artistas usaram a distorção, o primitivismo, a fantasia e o exagero para fazer com que a comunicação de seus estados emocionais se sobrepusesse às representações da natureza e da vida social. O movimento que começou no início do século 20 nas artes plásticas estendeu-se à poesia, ao teatro, ao cinema e à música. Num sentido amplo, pode-se afirmar que o expressionismo é uma das principais correntes artísticas desde o fim do século 19 e ao longo do 20, já que suas características de alta subjetividade e auto-expressão espontânea são típicas de vários movimentos e artistas da arte moderna. Em 1905, surgiu na Alemanha o "Die Brücke". Liderado por Ernst Ludwig Kirchner, ele foi um dos principais grupos de artistas expressionistas nas artes visuais. Na música, um dos expoentes do expressionismo foi Arnold Schoenberg e no cinema o filme "O gabinete do Dr. Caligari" (direção de Robert Wiene, 1919) é considerada a primeira película do gênero, que ficou conhecido na sétima arte como "expressionismo alemão".
"HowStuffWorks - O que é expressionismo".  Publicado em 31 de agosto de 2010  http://lazer.hsw.uol.com.br/expressionismo.htm  (09 de setembro de 2010)

11 comentários:

  1. Respostas
    1. vai toma no cu se vc nao se interesava pelo bagulho pq procuro?

      Excluir
    2. e o bagulho e forte

      Excluir
  2. Respostas
    1. se vc nao se interessa nos estdos sai daescola

      Excluir
    2. verdade concordo

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. muito bom, bastante explicativo. obrigada !

    ResponderExcluir
  5. Ajudou bastante! Valeu!

    ResponderExcluir
  6. obrigada, ajudou muito.

    ResponderExcluir

Obrigado!
Sua participação é muito importante.
rar.