Pesquisar este blog

domingo, 15 de março de 2009

A Ordem DeMolay

Como dizia o Fundador Frank Shermann Land:

O Começo que é o importante.

Tudo começou quando Frank Land, no início do ano de 1919, conheceu o jovem órfão Louis Gordon Lower. Seu pai, Elmer E. Lower, recém-iniciado na Maçonaria, havia falecido há um ano. Assim, Land passou a assumir a figura paterna para o rapaz, auxiliando-o em suas dificuldades.

A partir da convivência com Lower e seus amigos, Land percebeu que os problemas que o jovem Louis possuía era comum a qualquer rapaz. A adolescência é uma fase da vida de grandes conquistas e descobertas em qualquer cultura. Portanto, Land teve a idéia de formar um Clube para aqueles jovens.

Frank Land pediu a Lower que o ajudasse a formar este Clube de rapazes e que logo chamou 08 de seus amigos. Nesta reunião, 09 jovens e um homem com seus 28 anos de idade, formaram a Ordem DeMolay.

Os rapazes expressaram seu desejo de que o nome da organização fosse de alguém ou alguma coisa que tivesse relação com a Maçonaria. então, Jacques DeMolay, último Grão-Mestre dos Templários, que foi queimado na fogueira em 1314, em Paris - França; foi escolhido como patrono da organização como um mártir da lealdade e tolerância.

image

Jacques DeMolay

Frank Land percebeu a necessidade de um Ritual e então falou com o Maçom responsável pelo Setor Educacional de Kansas City, o Editor-Chefe do "Kansas City Journal" Frank Arthur Marshall. Juntos eles escreveram um Ritual que possuía dois graus.

O Ritual foi utilizado pela primeira vez em setembro de 1919 e permanece quase que inalterado, exatamente como foi escrito

A Ordem DeMolay se estabeleceu no Brasil graças aos esforços de Alberto Mansur, que tomou conhecimento da Ordem em 1970.

No ano de 1979, o então Grande Mestre Internacional C. C. "Buddy" Faulkner Jr, grande líder e entusiasta da Ordem DeMolay, que com grande visão, confiou em Mansur, autorizando-lhe a fundar a Ordem DeMolay em nosso país, nomeando-lhe, em 06 de março de 1980, Membro do Supremo Conselho Internacional e Oficial Executivo da Ordem DeMolay para o Brasil.

Os ventos da Ordem DeMolay varreram o país de tal modo que, com cinco anos de existência, foram instalados 25 novos Capítulos com mais de 3000 Iniciados.

Em 12 de abril de 1985, com a presença de Don W. Wrigth e do Mestre Conselheiro Internacional Steven W. Borror, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Foi instalado o Supremo Conselho no Brasil. Este seria o quinto Supremo Conselho da Ordem DeMolay no mundo, que além do Internacional, com sede nos Estados Unidos, existe Soberania na Austrália, Canadá e Filipinas.

O Emblema DeMolay - Explicação


Cada parte do emblema DeMolay possui um significado particular para um membro da Ordem DeMolay.

A PÉROLA E OS RUBIS, dez no total, são simbólicas do Fundador Frank S. Land, e dos nove DeMolays originais - Louis G. Lower, o primeiro DeMolay; Ivan M. Bentley; Edmund Marshall; Gorman A. McBride; Jerome Jacobson; William W. Steinhilber; Elmer Dorsey; Clyde C. Stream e Dalph Sewell. Os rubis são os membros falecidos deste grupo, e a pérola representa Jerome Jacobson - o único ainda vivo.

O ELMO é emblemático da nobreza, sem a qual não haveria o caráter.

A LUA CRESCENTE é um sinal de segredo e serve para relembrar os DeMolays do seu dever de jamais revelar os segredos da Ordem ou trair a confiança de um amigo.

A CRUZ BRANCA DE CINCO BRAÇOS simboliza a pureza de intenções e o lema da Ordem - "Nenhum DeMolay fracassa como cidadão, como um líder ou como um homem".

AS ESPADAS CRUZADAS denotam Justiça, Força e Cortesia. Elas simbolizam a incessante guerra do DeMolay contra a arrogância, despotismo e intolerância.

AS ESTRELAS em torno do crescente são simbólicas da esperança e sempre nos relembra das obrigações que um Irmão da Ordem tem para com o outro.

A Ordem DeMolay ainda ensima os mesmos sete princípios básicos sob os quais seus membros devem basear suas vidas:

Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza, e Patriotismo.

A Ordem tem vídeos educacionais que conduzem os jovens nas dificuldades que enfrentam e a necessidade de lutar e resistir contra as outras tentações que existem na sociedade.

Esses vídeos são utilizados por escolas, departamentos de polícia, grupos religiosos e outras organizações.

O DeMolay tem um processo de alta seleção no programa de adultos voluntários em todos os níveis de sua organização para assegurar que seus jovens estão a salvo e seguros no meio DeMolay.

A Ordem DeMolay lida com temas comuns aos jovens, como drogas e abuso do álcool, AIDS, gravidez adolescente, proteção ao meio-ambiente, e a necessidade de conseguir uma ótima educação.

A Ordem DeMolay não é nenhuma religião e nem professa nenhum credo religioso.

Existe o respeito a todos os credos e objetos sagrados de todas as religiões, considerando que todas professam determinadas verdades eternas, que devem merecer nossa atenção.

A Ordem DeMolay abomina o ateísmo proveniente da descrença e ignorância, bem como qualquer deturpação religiosa que venha degradar espiritualmente o ser humano e/ou torná-lo escravo de seu próprio mundo, através do fanatismo.

A Ordem DeMolay referi a Deus como Pai Celestial, sendo assim em todos os Capítulos do mundo. Este tratamento é tão antigo quanto a origem da Ordem e possui um profundo significado Iniciático.

resumo rar . > Tio Nelson Ramos Ribeiro.

5 comentários:

  1. "A Ordem DeMolay abomina o ateísmo proveniente da descrença e ignorância"

    Isto por acaso quer dizer:
    "A Ordem DeMoley abomina o ateísmo fanático, ñ flexível e intolerante"
    ??????????

    Ou só quer dizer:
    "Ñ gostamos e ñ aceitamos ateus"

    ResponderExcluir
  2. Deus.
    ACREDITA-SE em sua existência ou ACREDITA-SE na sua inexistência.
    Um direito individual.

    A tolerância é a capacidade de respeitar a opção contraria.
    O fanatismo é a arrogância da verdade absoluta.
    O despotismo é o poder arbitrário exercido em nome de uma verdade.

    A ordem DeMolay combate arrogância, despotismo e intolerância.

    O Pai Celestial na Ordem DeMolay, não é dogmático. Não é o Pai do " TU DEVES. "
    É o início, a origem.
    Aceita-se o criacionismo, o evolucionismo.
    C versus E não é a questão primordial.

    Os princípios filosóficos da Ordem são: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza, e Patriotismo.

    Os princípios são assimilados através dos símbolos e rituais. As Coisas Sagradas.

    ResponderExcluir
  3. Se demolay tem haver com maçonaria entao quer dizer não é coisa boa, que manoçaria não prega Deus mais sim o dêmonio (Lúcifer)...
    NÃO ENTRE nessa ROBADA !!

    ResponderExcluir
  4. anônimo
    Com que certeza você afirma?
    Você leu o texto?
    Entendeu?

    ResponderExcluir
  5. Bem Explicativo

    Parabens

    Abraços

    Matheus"

    ResponderExcluir

Obrigado!
Sua participação é muito importante.
rar.