Pesquisar este blog
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Democracia > Do povo, pelo povo, para o povo
Em sua viagem pelos Estados Unidos no século 19, o intelectual francês Alexis de Tocqueville ficou fascinado com um aspecto particular da sociedade norte-americana: o principio da igualdade. Evidentemente, Tocqueville referia-se somente à parcela da sociedade formada por pessoas do sexo masculino e da cor branca. Mas, mesmo assim, num mundo em que naqueles tempos os preconceitos raciais e sexuais estavam institucionalizados, o que Tocqueville viu nos Estados Unidos era surpreendente
O princípio da igualdade observado por Tocqueville é o sustentáculo da democracia, regime que surgiu há mais de dois milênios na Grécia antiga. Nos tempos de Sócrates, Platão e Aristóteles, os cidadãos de Atenas, uma das mais importantes cidades-estado gregas, podiam escolher diretamente seus governantes, através do voto.
Essa invenção grega foi uma revolução nos valores, já que até então os governos eram monárquicos ou aristocráticos, isto é, ou o poder transmitia-se dentro de uma mesma família “por vontade dos deuses” ou ficava sempre nas mãos de uma elite. Não que a democracia grega tenha alterado radicalmente esse quadro, já que eram considerados “cidadãos” naquela época apenas dez por cento da população ateniense, uma vez que mulheres, estrangeiros e escravos estavam excluídos, mas ela plantou as sementes da igualdade de todos perante a lei e do direito à escolha dos governantes e do livre pensamento.
Essa invenção grega foi uma revolução nos valores, já que até então os governos eram monárquicos ou aristocráticos, isto é, ou o poder transmitia-se dentro de uma mesma família “por vontade dos deuses” ou ficava sempre nas mãos de uma elite. Não que a democracia grega tenha alterado radicalmente esse quadro, já que eram considerados “cidadãos” naquela época apenas dez por cento da população ateniense, uma vez que mulheres, estrangeiros e escravos estavam excluídos, mas ela plantou as sementes da igualdade de todos perante a lei e do direito à escolha dos governantes e do livre pensamento.
Considerada um dos grandes avanços da história, a democracia passou por inúmeras transformações ao longo do tempo e também ganhou diferentes formas. Apesar de ainda ter várias imperfeições, ela é a doutrina política que tem propiciado mais poder e liberdade aos povos. Sobre os defeitos que a democracia ainda apresenta, o primeiro ministro britânico Wiston Churchill comentou que “a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos”.
Democracia em uma frase
O termo democracia vem do grego “demokratia”. Seu significado original é “poder do povo”. Afinado com a raiz da palavra, o presidente norte-americano Abraham Lincoln assim a definiu: “A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo”.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Introdução ao Capitalismo
Negociantes trabalham no Pregão da Bolsa de Valores de Nova York. Nem mesmo os Estados Unidos têm uma economia verdadeiramente capitalista. |
A essência do capitalismo é a liberdade econômica. Práticas como empréstimos hipotecários de alto risco e fraudes corporativas são efeitos colaterais de um sistema que gira em torno do direito que as pessoas têm de alcançar seus objetivos financeiros sem o envolvimento do governo. Adam Smith, um dos teóricos mais influentes da economia moderna, responsável pela Teoria do Liberalismo Econômico, pode ter desejado separar a economia da política, entretanto, a economia está fortemente ligada a idéias que discutem a posição do indivíduo na sociedade, logo, essa ligação tem muito a ver com política.
Há, na verdade, somente duas abordagens básicas em um sistema econômico moderno (sem base em permutas), embora possamos encontrar infinitas variações dessas duas abordagens por todo o mundo. Um tipo de economia é a economia de livre mercado. Isso é o capitalismo. O outro tipo é a economia planejada, que algumas pessoas chamam de economiacomandada ou economia Marxista
domingo, 19 de setembro de 2010
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Introdução ao Socialismo
O comunismo é uma doutrina política e econômica que propõe um sistema social em que a propriedade privada, o individualismo e a economia baseada no lucro sejam substituídos por propriedades coletivas, pelo controle dos principais meios de produção e recursos naturais pelo Estado e pela partilha dos bens produzidos de acordo com as necessidades de cada um. Na Idade da Pedra, existiu um comunismo primitivo, um sistema de organização social no qual a propriedade dos meios necessários à caça e à coleta eram coletivos e os produtos obtidos eram divididos entre todos os membros da coletividade. O conceito de comunismo atualmente mais empregado (e que se tentou colocar em prática em alguns países) foi desenvolvido na filosofia política de Karl Marx. Para ele, o comunismo seria uma forma mais elevada e avançada do socialismo, que viria a substituir o capitalismo quando este entrasse em colapso.
Muitas pessoas imaginam como seria o paraíso. Na verdade, filósofos e estudiosos vêm, através dos anos, conjecturando como o paraíso pode ser alcançado na Terra . O termo "utopia" foi criado em 1515 pelo escritor britânico Thomas More. Utopia é a descrição de um lugar ou de uma sociedade perfeita, em que todos são econômica e socialmente equilibrados.
A teoria econômica e política do socialismo foi criada com a visão de uma sociedade utópica. Contrário a outros sistemas econômicos, não há um consenso sobre como a sociedade socialista ideal operaria. Existem dúzias de formas de socialismo, todas com idéias discrepantes quanto a planejamento econômico, dimensão da sociedade e muitos outros fatores. Apesar das variações no pensamento socialista, todas as versões defendem os benefícios da cooperação entre as pessoas, distanciando-se dos "males" da concorrência associada ao capitalismo.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
As 10 cervejas mais vendidas no mundo
Livia Aguiar 13 de setembro de 2010
A Super conseguiu, com exclusividade, a lista das cervejas mais vendidas em 2009. Todas elas são claras, leves, não têm mais de 5% de concentração de álcool e patrocinam algum tipo de esporte. Duas delas são light (!), três são chinesas e uma é brasileira. E você sabia que a Skol é dinamarquesa?
10. Yanjing
Tipo: Pale lager (cor clara e muito transparente, sabor moderadamente amargo)
Volume de álcool: 4.5% (garrafa 330mL)
Terra natal: China
Patrocinou: Olimpíadas de Beijing
É cerveja oficial do Partido Comunista Chinês.
9. Coors Light
Tipo: Light (102 Kcal por lata de 350 mL)
Volume de álcool: 4,2%
Terra natal: Canadá
Patrocina: a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) e as corridas de Nascar.
Todas as suas embalagens vêm com “Certificado de Frio”: uma tinta especial que muda de cor quando a temperatura fica a menos de 4°C.
8. Heineken
Tipo: Pale lager
Volume de álcool: 4,3%
Terra natal: Holanda
Patrocina: UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) e diversos festivais musicais pela Europa, como o Oxegen, maior festival de música da Irlanda.
Possui um aplicativo pra iPhone conectado ao Facebook que serve para chamar seus amigos virtuais pra beber – na vida real, supostamente.
7. Tsingtao
Tipo: Pilsener (pálida, amarela e com presença de lúpulo)
Volume de álcool: 4,7%
Terra natal: China
Patrocinou: Olimpíadas de Beijing
Criada por alemães instalados na região, passou pelas mãos de japoneses e famílias chinesas até ser estatizada.
6. Brahma
Tipo: Pilsener
Volume de álcool: 5%
Terra natal: Brasil
Patrocina: Seleção Brasileira de Futebol, Copa do Mundo, Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e carnaval de diversas cidades brasileiras.
Já teve Fernanda Montenegro, Maitê Proença, Mussum e Luiz Gonzaga como garotos propaganda da marca.
5. Corona
Tipo: Pale lager
Volume de álcool: 4,6%
Terra natal: México
Patrocina: Associação Profissional de Golf Feminino (LPGA), as corridas de Nascar no México, além de promover o Corona Music Fest, também no México.
Sua garrafa é transparente, “marca registrada” que faz com que ela se estrague mais rápido quando exposta ao sol ou a lâmpadas fortes. Talvez os mexicanos bebam no escuro.
4. Budweiser
Tipo: American Lager (Leves, claras, gaseificadas e aguadas)
Volume de álcool: 5%
Terra natal: Estados Unidos
Patrocina: Copa do Mundo, uma equipe de corrida Nascar e cavalos Clydesdales, utilizados para divulgação da marca.
Compartilha o mesmo nome da cerveja tcheca produzida em Budweis desde o século XIII (a americana foi criada em 1876). A justificativa da Bud americana é que a coincidência se deve ao estilo da cerveja (Budweiser significa “de Budweis”). A confusão dos nomes faz com que a marca americana seja vendida como Bud na Europa, onde a Budweiser Budvar (a tcheca) também é distribuída.
3. Skol
Tipo: Pilsener
Volume de álcool: 4,7%
Terra natal: Dinamarca
Patrocina: Seleção Brasileira de Futebol, Brasil Surf Pro (circuito de surf brasileiro), Carnavais de Recife e Olinda (PE), festas de São João em Campina Grande e Patos (PB), e diversos shows musicais. Possui um festival de música que acontece por todo o país, o Skol Beats.
Skol vem da expressão sueca “Skål”, que significa ‘Saúde!’ e é utilizada quando os loirinhos lá do norte fazem um brinde. É Dinamarquesa, mas tem licença para ser fabricada no Brasil desde 1967.
2. Bud Light
Tipo: Light (95 Kcal por lata de 350 mL)
Volume de álcool: 4,2%
Terra natal: Estados Unidos
Patrocina: NBA (Associação Nacional de Basquete dos EUA), UFC (associação americana de MMA), seleção mundial mexicana de futebol, entre outros.
Era a cerveja mais vendida no mundo até ser desbancada pela…:
1. Snow
Tipo: American Lager
Volume de álcool: 4,3%
Terra natal: China
Patrocina: Uma edição do “Man Vs Wild”, reality show do Discovery Channel britânico parecido com o No Limite, traduzido no Brasil como “À prova de tudo”.
Na China, é chamada de Xue Hua, que significa, literalmente, “flor da neve”.
É a única cerveja da lista vendida exclusivamente em um país – sorte dela que é no de maior população do planeta!
Fonte: The U.S. Beer Market: Impact Databank Review & Forecast, 2010 Edition
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Conheça o Museu da Vida de Cristo, em Portugal
Figuras de cera em cenário mostra a vida de Jesus desde a anunciação do anjo à Maria.
Em Portugal, a visita é ao Museu da Vida de Cristo, na cidade de Fátima. Mais de 200 figuras de cera contam a história de Jesus Cristo desde o nascimento até a ressurreição. São dois andares, com 33 cenários.
Impressionismo e Expressionismo
Impressionismo
http://migre.me/1e9ft
O impressionismo foi um movimento artístico que aconteceu na segunda metade do século 19 e no começo do século 20 nas artes visuais e na música. Ele é considerado a primeira revolução nas artes plásticas desde a Renascença. Como o nome diz, a principal característica do impressionismo era apresentar uma "impressão" da realidade através das percepções sensoriais iniciais registradas pelo artista, um registro visual em termos de efeitos de transição das luzes e cores. Os pintores impressionistas descobriram que a cor não é algo intrínseco a um objeto, pois ela muda constantemente de acordo com os efeitos da luz, dos reflexos ou do clima. Para conseguir retratar essas qualidades da cor e da luz eles inventaram um estilo de pintar com pinceladas curtas e cortadas, formando borrões irregulares que de perto eram ininteligíveis. O movimento começou e foi mais forte na França, onde artistas como Pierre-Auguste Renoir, Claude Monet, Edouard Manet e Edgar Degas, entre outros, usaram paisagens ao ar livre, o mar e as ruas e cafés parisienses como cenários da proposta impressionista de retratar as sensações visuais imediatas de uma cena.
HowStuffWorks - O que é impressionismo". Publicado em 03 de setembro de 2010 http://lazer.hsw.uol.com.br/impressionismo.htm (09 de setembro de 2010)
Expressionismo
http://migre.me/1e97K
O expressionismo foi um movimento artístico que propôs uma arte que expressasse os sentimentos dos artistas e não as imagens do mundo. Seus artistas usaram a distorção, o primitivismo, a fantasia e o exagero para fazer com que a comunicação de seus estados emocionais se sobrepusesse às representações da natureza e da vida social. O movimento que começou no início do século 20 nas artes plásticas estendeu-se à poesia, ao teatro, ao cinema e à música. Num sentido amplo, pode-se afirmar que o expressionismo é uma das principais correntes artísticas desde o fim do século 19 e ao longo do 20, já que suas características de alta subjetividade e auto-expressão espontânea são típicas de vários movimentos e artistas da arte moderna. Em 1905, surgiu na Alemanha o "Die Brücke". Liderado por Ernst Ludwig Kirchner, ele foi um dos principais grupos de artistas expressionistas nas artes visuais. Na música, um dos expoentes do expressionismo foi Arnold Schoenberg e no cinema o filme "O gabinete do Dr. Caligari" (direção de Robert Wiene, 1919) é considerada a primeira película do gênero, que ficou conhecido na sétima arte como "expressionismo alemão"."HowStuffWorks - O que é expressionismo". Publicado em 31 de agosto de 2010 http://lazer.hsw.uol.com.br/expressionismo.htm (09 de setembro de 2010)
domingo, 5 de setembro de 2010
Jorge, o Amado
Inspirado no livro de Jorge Amado, o curta conta a hitória de Jorge, que ao encontrar um livro na biblioteca, tenta se convencer que a história do livro foi escrita pra ele, anos antes dele nascer. O curta foi produzido por alunos do Ensino Fundamental II da Escola do Amanhã, Ribeirão Preto, para o concurso literário JORGE AMADO.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Mais antigas cervejas do mundo
Mais antigas cervejas do mundo são achadas no Báltico
Os mergulhadores se depararam com o carregamento no momento em que participavam de uma operação no local para retirar 70 garrafas de champanhe, descobertas em julho. O champanhe está sendo considerado o mais antigo ainda em condições de ser bebido do mundo.
A cerveja estava no navio não identificado que as autoridades de Aaland acreditam que tenha naufragado no início dos anos 1800.
A origem do navio e a data exata de seu naufrágio não foram determinadas pelos especialistas.
"A temperatura constante e a (baixa) luminosidade forneceram as condições ideais para a conservação, e a pressão presente nas garrafas (de cerveja) permitiu evitar que a água do mar entrasse pela rolha", indicou o comunicado divulgado nesta quinta-feira.
Em relação ao champanhe, a hipótese de que fosse da casa Veuve Clicquot, uma das mais conhecidas do mundo, foi mencionada em julho, pois as rolhas ainda traziam o desenho de uma âncora, exclusivamente utilizado por esta produtora.
Mas depois de ter provado um pouco do champanhe, um representante da marca considerou no início de agosto que pertencia à casa Juglar, que já não existe mais.
As garrafas de champanhe podem valer dezenas de milhares de euros cada uma.
O carregamento do navio pertence legalmente às autoridades das ilhas de Aaland. Este arquipélago de língua sueca pertence à Finlândia, mas possui um governo local autônomo.
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/09/02/e020914852.asp
Assinar:
Postagens (Atom)