Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de março de 2015

Mais com a " cabeça " menos com o coração.


Ao ler o livro Noções de Sociologia do Prof. Marcos Inácio Araújo e Oliveira. Assimilei que o homem é um animal gregário, o homem tende a companhia de seus semelhantes. O primeiro grupo é a família, o grupo natural ou primário, e os demais são chamados secundários ou derivados.

A sociabilidade é o impulso que leva o homem ao agrupamento. esta organização em grupos é feita em razão da harmonia social. o homem possui a predisposição instintiva da vida em grupo.
Os fenômenos da convivência do homem e dos grupos, e a pluralidade de homens e grupos, geram o fato social, que é o objeto de estudo da sociologia.
" Sociologia é o estudo dos fatos sociais e da sociedade, em suas manifestações estáticas e dinâmicas, e de causas e leis destes fenômenos."
Estáticas são as instituições sociais em si. Dinâmicas, são os movimentos evolutivos e involutivos 
A dinâmica do fato social " a ideia que aciona para um fim." é um conceito que não podemos perder de vista. Há ideologias que tiram proveito de um certo determinismo que se encontram nos que encaram o fato social pelo lado estático. assim o fato social não provém da inteligência humana, ele é mecânico, pré fabricado e não adianta agir a seu curso.
" Sociologia é a ciência dos fatos sociais, enquanto relações entre homens, formação e vida em grupo e instituições, causas, leis constantes aplicadas e aplicáveis nestes fatos humanos." 
A sociologia geral estuda os fatos sociais, genericamente, nas suas diversas maneiras de ser. A sociologia especial estuda os fenômenos sob um determinado prisma. pode ser Pura ou Teórica. Quando estuda os acontecimentos sociais sem preocupação com a prática é Especulativa. Quando visa finalidades práticas é Sociologia aplicada.
Através da sociologia podemos tentar ver os problemas que decorrem da formação e da maneira de ser do brasileiro.
As primeiras raças formadoras do nosso povo:
O elemento nativo. Eram indolentes, irresponsáveis, tendo uma natural religiosidade supersticiosa. Sua vida, como a origem do poder baseava-se na força física. a vida de caça e pesca levou-nos ao nomadismo.
Os colonos portugueses. Eram aventureiros, adaptava-se sentimentalmente a Colonia, armou-se para defendê-la, eram ambiciosos, pretendiam estabelecer moradia, trabalhou a terra, descobriu-lhes as riquezas, e despertou para um autêntico espírito nacional. 
Os africanos. Eram autênticos, sentimentais, tanto que morriam da doença chamada banzo, que nada mais era do que a saudade da Africa. Eram dócil de alma e fortes de corpo.
Outros elementos; Outros povos, embora não tenham peso tão essencial, marcaram de alguma forma a nossa gente. Quando não há influência de mistura social, há os aspectos psicológicos da imitação.
Diante do fato social, de nossa formação social, como POVO BRASILEIRO, podemos tentar concluir Somos um povo ainda em formação, " um país de muitas idades. " Não temos um tipo físico definido, nem mesmo um tipo psíquico.
Dos nativos herdamos o espírito aventureiro, consequentemente imprevidente, ainda a vida informal e indolente, 
Dos colonos portugueses reforçou o espírito aventureiro, a religiosidade, sem eiva supersticiosa
Dos africanos a docilidade temperamental, as emoções que o brasileiro externa com simplicidade.
Enumeramos os principais pontos negativos, que encontramos.
A indolência ( herança selvagem), a imprevisibilidade (herança dos portugueses), e o sentimentalismo ( herança de portugueses e africanos), este se mal orientado, dar-nos-á consequências danosas.
São questões que parecem desprovidas de significados, mas que revelam a profundidade do problema.
Quanto ao sentimentalismo exagerado, tem nos levado a erros, pois é preciso pensar mais com a " cabeça," menos com o coração..
Resumi.
rar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!
Sua participação é muito importante.
rar.