Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

O que é politica?



A política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
Na maioria das vezes, acredita-se que tem muito haver com discussão entre as pessoas no intuito de buscar uma solução para “o problema”.
Apesar da importância deste assunto, são poucos os interessados, pois, a maioria da sociedade foge do tema política, achando que isso é dever somente de quem está no poder, mas não sabe que são eles que acabam fortalecendo ainda mais a chance dos desonestos se corromperem com facilidade e continuar enganando o povo.  Quem não participa da política, será só mais um tendo o trabalho de votar, além disso, estará votando em vão.
Mas Política é a arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania.
É muito comum confundirmos o período eleitoral que antecede as eleições. As campanhas políticas como “política” Nesta etapa percebemos um interesse maior da população, que se veste que empunham bandeiras, que acompanham carreatas, que comparecem aos comícios, que defendem um candidato. Uma mobilização que a principio serve muito mais ao candidato do que ao cidadão. Não há um compromisso com uma idéia, com um programa de governo, com a construção coletiva do bem comum. Neste período a caravana passa, enquanto os cães apenas ladram.
Política é coisa séria e não apenas para ser lembrada em períodos de eleições.
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία ( politeía ), que indicava todos os procedimentos relativos à polis. Por extensão, poderia significar tanto cidade (Estado) quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
São através da participação ativa e consciente do cidadão nas escolas, associações de bairro, igrejas, clubes, etc. Enfim é no meio em que se vive e se exerce influencia, onde se deve desenvolver a política. Objetivando sempre o bem comum.
Não podemos fugir da realidade. Atualmente os políticos, quase em sua totalidade, buscam através da política, a realização pessoal, o poder, e praticam em larga escala a corrupção. Enricam dilapidando o erário público. O pior que, nós cidadãos costumamos julgar mal aqueles que são denunciados e apanhados. Pois os reelegemos.
Na dúvida o perdão.  A dúvida é fruto da impunidade. Eles fazem, eles julgam, eles afastam, eles esquecem, eles coligam. Ignoram tudo e todos.
A nossa responsabilidade cresce a cada denúncia, pois seremos nós quem decidirá em quem votaremos no amanhã.  Lá estão aqueles que elegemos, é a síntese do que fomos até ontem.
rar.
Inspirado em: http://migre.me/5bwhA

2 comentários:

  1. Parabéns companheiro, bela visão de política, conscientização, pensamentos e sentimentos como estes que você demonstra neste texto, sinceramente se fossem praticados pela maioria dos brasileiros... (sonho meu ainda) estaríamos vivendo dias ainda melhores, não podemos parar um dia isso vai acontecer um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Samuel.
    Que bom. Somos mais um que acreditamos na política como a prática da construção coletiva do bem comum.
    Somos menos um que somam a fileiras do fisiologismo:

    ResponderExcluir

Obrigado!
Sua participação é muito importante.
rar.