Pesquisar este blog
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
A Face Humana de Jesus
domingo, 20 de dezembro de 2009
Ladrão arrependido envia pelo correio dinheiro roubado de banco
No envelope, estava cerca de 80% do montante roubado.
Para polícia, dinheiro devolvido não anula o crime cometido.
Do G1, em São Paulo
Um ladrão arrependido enviou pelo correio um envelope cheio de dinheiro para um banco de West Newton, no estado da Pensilvânia (EUA). O dinheiro havia sido roubado da agência no início deste mês, segundo reportagem do jornal "Pittsburgh Tribune-Review".
O FBI (polícia federal americana) suspeita que as cédulas foram enviadas pelo ladrão arrependido ou por um conhecido dele. No entanto, segundo o agente especial Jeff Killeen, o fato de o dinheiro ter sido devolvido não anula o crime cometido no dia 9 de dezembro.
O FBI não revelou a quantia que o ladrão levou, mas destacou que, no envelope enviado pelo correio, estava cerca de 80% do montante roubado. A polícia americana está verificando a encomenda para ver se encontra impressões digitais e outras pistas.
Descobertos quatro novos planetas
Uma equipe internacional de astrônomos detectou quatro novos planetas orbitando duas estrelas semelhantes ao Sol.
As descobertas foram feitas através de um telescópio anglo-australiano em New South Wales, na Austrália, e do telescópio Keck, no Havaí, e já insuflam esperanças de que haja vida fora da Terra.
Mas não se pode esperar exatamente por vizinhos, já que os astros estão a 27,8 e 84 anos luz de distância.
Três dos planetas, cujas massas variam entre 5,3 e 24,9 vezes a massa da Terra, orbitam ao redor da estrela 61 Virginis e podem ser vistos a olho nu na constelação de Virgem. Segundo reportagem do jornal Daily Telegraph, eles têm o maior potencial de abrigar vida extraterrestre.
"Esses planetas são particularmente empolgantes", disse Chris Tinney, da Universidade de New South Wales. "Parece que pode haver muitas estelas semelhantes ao Sol por perto com planetas deste tamanho ou menores. Elas apontam para planetas ainda menores que podem ser rochosos e adequados à vida".
O quarto planeta, com massa semelhante a de Júpiter, orbita em volta da estrela 23 Librae, situada na Constelação de Libra. Para Hugh Jones, da Universidade de Hertfordshire, esse planeta merece atenção pois possui uma órbita larga e quase circular. "Pela primeira vez, estamos começando a ver sistemas [solares] que lembram o nosso", disse ele, segundo o jornal
veja.abril.com.br
sábado, 5 de dezembro de 2009
Corruptos, corruptores e corruptíveis.
Corriqueiro, impregnado nos costumes e praticas de nossa nação.
O que faz um povo considerar o ilícito como aceitável?
O efeito de levar vantagens, de usurpar o erário, de enricar através de propinas, não pode ser mais aceito.
O que faz um infrator de ontem, retornar ao poder, eleito por vias legais?
O que faz a justiça amarrada por leis retrógadas?
Por que impera a impunidade?
Por que somos conformados?
Indignemos!
Somos massa de manobra, somos marcados, somos como gado.
Passíveis.
O dito popular “Ele rouba mais faz” tem que ser inadmissível.
A impunidade que graças em nossa Pátria é inconcebível.
É necessário que cada um em seu canto, faça a profissão de fé na ética, no respeito ao coletivo.
Somos uma nação de individualista.
O que leva a querermos nos dar bem, inconseqüentemente.
Nossos discursos são pragmáticos, o bem comum aos outros, a nós o bem estar.
Impunidade ainda que tardiamente, é um mal que assola a todos nós.
Almejamos intrinsecamente.
Diante os pequenos ilícitos que cometemos, os quais propinamos, usurpamos, extrapolamos em beneficio de nosso desejo, de nossa necessidade, de nosso querer, de nossas realizações.
Quer com os privilégios, quer com a influência, quer com o poder ou com a proximidade ao poder.
Oh macula perversa!
Que nos faculta o bem estar em detrimento de outros.
Que nos privilegia e sobrepuja aos interesses de outros.
Sofisma é querer combater esta erva daninha instalada no poder, se não a combatemos em nós mesmo.
Ela existe por que somos corruptos, corruptores e corruptíveis.
Eles apenas nos representam.
Sou menos um, mesmo que somente eu. Deveria ser o nosso lema.
A única maneira de combatermos este mal que assola a nação é, nos coibirmos de somarmos a enorme fileira dos corruptos, corruptores e corruptíveis.
Se não posso exterminar todos eles, posso fiscalizar os meus atos.
Atos meus do cotidiano, atos da pratica e da escolha.
Atos, apenas os meus.
Só assimilaremos o mal que eles nos faz, quando formos capazes de não aceitarmos em nós mesmo.
Se eles cometem e estão impunes, é porque toleramos. É porque permitimos. É porque comungamos com o ilícito.
Indignemos todos nós.
rar.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Como redigir uma boa redação? Confira dicas
Após fazer o rascunho, leia o que escreveu e verifique:
- Se há algo que pode ser acrescentado no texto;
- Se você não foi muito repetitivo nas idéias;
- Se não há palavras sem sentido e frases soltas;
- Se não fugiu do assunto.
Você deve ter principalmente clareza na hora de abordar o tema para que a pessoa que for ler compreenda com facilidade o que você quer dizer, pois lembre-se: você não está escrevendo pra você e sim para outra pessoa, por isso as idéias devem estar bem claras.
Evitar expressões como: "na minha opinião," "eu penso que," "eu acho que," pois elas deixam o texto como um aspecto muito pessoal.
É muito importante manter o hábito da leitura para estarmos sempre informados e atualizados em vários assuntos e enriquecer nosso vocabulário, pois isso irá ajudar bastante na hora de redigir uma redação.
Fonte: Colégio Web
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Wellington Salgado defende o pagamento de 'royalties' a estados e municípios pela exploração mineral
01/12/2009 - 22h46
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Compartilhe esta notícia.
domingo, 29 de novembro de 2009
Britânico volta a enxergar com uso de 'olho biônico' pioneiro
Receptor eletrônico foi implantado no olho do paciente
(Foto: Manchester Royal Eye Hospital/Divulgação)
Um homem britânico que havia perdido a visão na juventude se tornou uma das primeiras pessoas do mundo a voltar a enxergar com o uso de um "olho biônico" desenvolvido nos Estados Unidos.
Peter Lane, de 51 anos, da cidade de Manchester, é uma das 32 pessoas que estão sendo submetidas uma experiência internacional com o equipamento.
Ele recebeu um implante de um receptor eletrônico, instalado dentro do globo ocular e ligado ao nervo óptico e a óculos especiais.
Uma câmera colocada nesses óculos capta a imagem e a envia a um processador portátil, que transforma a imagem em sinais eletrônicos enviados ao receptor. Este, por sua vez, envia impulsos até a retina e o nervo óptico, fazendo a pessoa finalmente enxergar.
'Pequenas palavras'
Lane, por enquanto, consegue apenas ler palavras pequenas em uma tela especial.
"É um começo", disse ele. "Os médicos vão me dar uma dessas telas para eu ler em casa, e espero um dia poder voltar a ler cartas sozinho."
"Além disso, quando saio, o equipamento me dá mais segurança e mais independência."
Lane começou a perder a visão por volta dos 20 anos por causa de uma retinite pigmentosa, uma doença degenerativa da retina com origem genética.
O "olho biônico" foi desenvolvido pela empresa americana Second Sight e está sendo testado por apenas 11 médicos de todo o mundo.
Os especialistas, no entanto, acreditam que inicialmente o aparelho será útil apenas para as pessoas vítimas da retinite pigmentosa.
Em março, outro paciente que ficou cego por causa de rinite pigmentosa, um britânico de 73 anos identificado apenas como Ron, disse ter começado a ver "flashes de luz" depois de ter sido submetido a um implante de um olho da Second Sight em um hospital em Londres.
"Durante 30 anos eu não vi nada. Tudo era preto. Mas agora a luz começa a aparecer. Poder ver a luz de novo é algo maravilhoso", disse Ron, que não revelou seu sobrenome, em entrevista à BBC.
"Eu posso ver a diferença entre as meias brancas, cinzas e pretas. E minha ambição agora é sair em uma noite de céu limpo e poder ver a lua", disse.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/11/091127_olhobionicoml.shtml
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Dia da Consciência
Zumbi dos Palmares: um símbolo de resistência e luta contra a escravidão
Zumbi foi o símbolo da resistência negra contra a escravidão e o último chefe do Quilombo dos Palmares, localizado na parte superior do rio São Francisco, na Serra da Barriga, antiga capitania de Pernambuco (atualmente Alagoas).
Não se conhece a data exata de seu nascimento. Com poucos dias de vida Zumbi foi capturado na região de Palmares pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e dado de presente ao padre Antônio Melo, em Porto Calvo. Batizado com o nome de Francisco, cresceu aprendendo latim e português.
Aos 15 anos fugiu para Palmares e adotou o nome Zumbi, que significava guerreiro.
Logo passou a comandar militarmente o quilombo, governado por Ganga Zumba. Em 1678, provocou uma guerra civil no quilombo. Assumiu o lugar do líder e chefiou a resistência contra os portugueses, que durou 14 anos.
No final do século 16, as terras pernambucanas eram as mais prósperas das novas colônias portuguesas. Havia 66 grandes engenhos na região e, no litoral, uma estrutura que permitia o escoamento dos produtos. A cidade do Recife ficava a cada dia mais organizada. Foi nessa época que Palmares surgiu, quando os primeiros negros ali se refugiaram. Desde então, o mito em torno do quilombo havia crescido. Tinha leis próprias, algumas bastante rígidas.
Em 1630, as autoridades pernambucanas calculavam que o quilombo de Palmares contava com uma população superior a 3 mil pessoas que viviam da agricultura. Em uma crônica de 1678 já se contava que os palmarinos eram em número de 20 mil, ou talvez mais. Não era uma cidade, na metade do século 17, mas reunia onze povoados.
Macaco, na Serra da Barriga, era a capital. Possuía 1.500 casas, e uma população de cerca de 8 mil pessoas. Amaro tinha 5 mil habitantes e uma estrutura bem organizada. Outros povoados eram Subupira, Zumbi, Tabocas, Acotirene, Danbrapanga, Sabalangá, Andalaquituche...
A Coroa já tinha dado a ordem de acabar com o quilombo. Para destruí-lo, o poder colonial organizou 16 expedições oficiais. Quinze fracassaram devido à região montanhosa e às estratégias militares dos negros, embora fossem carente de armas. A expedição vitoriosa ficou a cargo de Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista treinado na caça aos índios. Comandou um exército de 2 mil homens, armados de arcos, flechas e espingardas.
Em 1694, chegou a Macaco, descarregando contra a comunidade todo o seu poder de fogo. A cidade resistiu durante 22 dias. Zumbi, depois de lutar bravamente, fugiu e se escondeu. Foi capturado e morto em 20 de novembro de 1695, depois de ter sido traído por companheiros. Seu corpo foi mutilado e a cabeça enviada para o Recife, onde ficou exposta em praça pública.
http://educacao.uol.com.br/album/2009-consciencia-negra-10-biografias_album.jhtm#fotoNav=10
Brasil tem mais de 22 mil cotistas negros em faculdades públicas
Ana Okada*
Em São Paulo
O número representa 1,7% do total de 1.240.968 alunos matriculados em IES (Instituições de Ensino Superior) públicas, registrados no Censo da Educação Superior de 2007. O censo reúne dados de 2008 com referência à situação observada em 2007.
"É a maior revolução do ensino no Brasil, mas ainda é pouco", diz o antropólogo. "Nos últimos sete anos ingressaram mais negros nas universidades públicas do que nos 20 anos anteriores. Muitas pessoas não têm consciência da intensidade da revolução que é termos mais negros e indígenas nas faculdades", afirma.
Segundo os dados pesquisados por Carvalho, das 249 instituições públicas brasileiras, 93 (37,3%) já oferecem ações afirmativas, como bônus na pontuação das provas ou cotas raciais ou para alunos de baixa renda ou provenientes de escolas públicas. Dentre essas instituições, 67 (26,9% do total) oferecem cotas voltadas a negros e indígenas. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,5% da população é preta (denominação utilizada pelo instituto).
O professor também ressalta a importância do Prouni (Programa Universidade Para Todos), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares, para a inclusão de afrodescendentes: em três anos de aplicação do programa, que funciona desde 2005, dos 380 mil alunos beneficiados, 45% eram pardos ou negros.
Cotas na UnB
O episódio que inspirou a criação do sistema de cotas da UnB foi a reprovação de Arivaldo Lima Alves, primeiro aluno negro a fazer doutorado em antropologia na UnB em 1998. Ele foi aprovado posteriormente, mas passou por "circunstâncias difíceis", que o professor José credita como "racismo". "Foi a primeira vez que eu fiz um censo dos professores negros da UnB: de 1.500 docentes, apenas 15 eram negros, e em outras universidades a porcentagem não passava longe desta, de 1%", explica. Em 2003, a UnB inaugurava o sistema de cotas na instituição.
O número mostrava a baixa participação da etnia, desproporcional à representação dos afrodescendentes na sociedade; daí viria a inspiração para o sistema. Segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados em setembro deste ano, a população brasileira (189,8 milhões) está dividida na seguinte proporção: 48,8% branca, 6,5% preta, 43,8% parda e 0,9% amarela/indígena/sem declaração.
Opositores
No Rio de Janeiro, em maio deste ano, o TJ (Tribunal de Justiça) havia suspendido os efeitos da lei de cotas do Estado (5.346/2008). No mês seguinte, diante de uma questão de ordem suscitada pelo governo, e para evitar prejuízos aos estudantes que já estavam inscritos nos vestibulares 2010, os desembargadores decidiram que a suspensão entraria em vigor a partir de 2010. No dia 18 de novembro, o Órgão Especial do TJ do Rio declarou que o texto é constitucional. E as cotas voltaram a valer no Estado carioca.
A lei, que entrou em vigor em dezembro de 2008, beneficia estudantes carentes negros, indígenas, alunos da rede pública de ensino, portadores de deficiência física e filhos de policiais civis e militares, bombeiros e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Seu prazo de validade, segundo a Justiça, é de dez anos.
Há, também, em tramitação na Corte, um recurso em que se debate o sistema de reserva de vagas para estudantes do ensino público e para estudantes negros adotado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
*Com informações da Folha Online e da Agência Brasil.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
GO: jovem morre após consumir chá de Santo Daime
domingo, 15 de novembro de 2009
Charge da semana
Confira as chances do Campeonato Brasileiro, LANCEPRESS! - Briga por título e rebaixamento acirram nas últimas rodadas
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Nasa anuncia descoberta de água em cratera da Lua
Sexta-feira, 13 de Novembro 2009, 15h34
Impacto de foguete contra cratera no polo sul da Lua produz nuvem de material contendo água
estadao.com.br
Dados preliminares da sonda Lcross indicam que a missão descobriu água durante os impactos de 9 de outubro com uma região em sombra perpétua no fundo da cratera Cabeus, perto do polo sul lunar. Foguete criado para substituir ônibus espaciais faz 1º voo Nasa deve abandonar plano de voltar à Lua, diz relatório Colisão de foguete com a Lua é bem sucedida, diz Nasa O impacto criado pelo estágio superior do foguete Centauro produziu uma pluma de material dividida em duas partes, ejetado das profundezas da cratera. A primeira parte era composta de vapor e poeira fina e segunda, de material mais denso. Esse material não era exposto à luz do Sol há bilhões de anos. Ampliação da imagem da pluma de material impelida pelo impacto na Lua. Divulgação/Nasa Cientistas especulavam há anos sobre a explicação para as quantidades de hidrogênio detectadas nos polos lunares por missões anteriores. A descoberta de água pela Lcross ajuda a responder à pergunta. A água na Lua pode estar mais disseminada e existir em quantidade maior que a esperada, diz nota da Nasa. Além disso, regiões lunares em sombra perpétua podem ter a chave da história e da evolução do Sistema Solar. E a água e outros compostos descobertos poderão ser recursos para astronautas em futuras missões. Desde os impactos, a equipe cientistas da missão Lcross trabalha para analisar os dados que a nave recolheu. A equipe concentrou-se nos espectrômetros, que trazem as informações mais precisas sobre a presença de água. "Estamos extasiados", disse Anthony Colaprete, principal cientista da missão. "Diversas linhas de evidência mostram que a água estava presente tanto na pluma mais leve e na cortina de dejetos criada pelo impacto do Centauro. A concentração e distribuição da água e outras substâncias requerem mais análise, mas é seguro dizer que Cabeus contém água".
Sexta-Feira 13 faz 700 anos
Origem do mito do azar está relacionada aos cavaleiros templários.
por Felipe Van Deursen
Os dias de glória da Ordem dos Cavaleiros Templários, fundada no século 12 em Jerusalém, durante as Cruzadas, estavam próximos do fim no início do século 14. Rica e poderosa, sua influência na Europa começava a incomodar alguns monarcas, como Filipe IV, o Belo, da França, que resolveu dar cabo dos cavaleiros.
Em 14 de setembro de 1307, o rei enviou a seus oficiais ordens que só deveriam ser abertas dali a um mês. Reveladas as mensagens, numa sexta-feira, 13 de outubro, os templários que viviam na França começaram a ser presos, torturados, excomungados e queimados na fogueira.
Assim, o rei atacou uma instituição submetida ao Vaticano – e não à França. Por cinco anos, enquanto os cavaleiros templários eram perseguidos, o rei tentou convencer o papa Clemente V a extinguir a Ordem. Até que, em 1312, os templários deixaram de existir, acusados de heresia, traição a Jesus e homossexualismo.
“Não é de estranhar que a data da prisão tenha virado um dia de azar”, diz o historiador Bruno Salles, que defendeu sua tese de mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais baseado na Ordem. “Eles foram pegos pelo rei – que não tinha autoridade para isso –, acusados de crimes que não cometeram e acabaram abandonados pelo Vaticano.”
O rei e a ordem
Uma relação conflituosa
Contagem regressiva
Em março de 1314, o último grão-mestre da Ordem, Jacques de Molay, antes de ir para a fogueira, teria dito que em um ano todos os que o perseguiram prestariam contas a Deus. Clemente V morreu em abril, Filipe IV em novembro.
Belo e petulante
Filipe IV teve sérias crises com o papa Bonifácio VIII, que foi preso no fim do seu pontificado. O conflito levaria ao Cisma do Ocidente, que mudou a sede da Igreja para a França.
Fritura
Durante a perseguição aos templários, a tortura foi legitimada pelo rei. Havia métodos brutais de interrogar os presos: o sacerdote Bernardo Vado teve os pés tão queimados que seus ossos acabaram expostos.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
STF suspende posse de suplentes de vereadores e novas vagas ficam para 2012
da Folha Online, em Brasília
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira suspender a posse de suplentes de vereadores beneficiados pela emenda, aprovada no Congresso, que elevou o número de vagas nas Câmaras Municipais.
Com a decisão, aprovada por 8 votos a 1, os suplentes escolhidos nas eleições de 2008 não poderão tomar posse para ampliar o número de cadeiras nas câmaras, como definido pelo Legislativo --assim como ficam suspensas as posses já realizadas para ampliar o número de cadeiras nas câmaras estaduais e municipais.
Pela decisão, o aumento no número das vagas de vereadores vai vigorar somente a partir das eleições de 2012 --sem efeitos para a disputa passada de 2008.
O STF entendeu que os suplentes não foram efetivamente eleitos, por isso não podem assumir vagas abertas com uma decisão do Congresso.
Relatora do processo, a ministra Cármen Lúcia havia concedido liminar contra a posse dos suplentes, que foi hoje mantida pelo plenário do STF. Antes da liminar, alguns municípios já haviam iniciado o processo de aumento das vagas. Em Bela Vista de Goiás (GO), dois suplentes chegaram a tomar posse.
Na defesa da liminar, Cármen Lúcia disse que as Câmaras de Vereadores não podem empossar políticos que não foram escolhidos pelo povo.
"A posse de suplentes de vereadores, nos termos que vem ocorrendo, desacataria não apenas as regras da Constituição, mas o princípio basilar da democracia segundo o qual o poder do povo é exercido por representantes eleitos, aqueles assim proclamados pelas normas legais", afirmou a relatora.
Segundo a ministra, a emenda aprovada pelo Congresso não pode ser retroativa ao prever a posse de suplentes eleitos em 2008 --por isso deve valer a partir da disputa de 2010.
"Definir-se que uma regra fixada no presente pode impor modificação de um processo passado e acabado e para o qual a Constituição impõe que se respeite definição legislativa vigente pelo menos um ano antes do pleito parece não apenas contrariar um dispositivo constitucional", afirmou.
O ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), defendeu a suspensão das posses de suplentes ao afirmar que eles não foram eleitos nas urnas. Britto classificou de "bizarro" permitir a posse de políticos que não foram eleitos. "Não é por efeito de uma emenda que transforma quem não foi eleito em candidato eleito, por desvio de voto popular."
Já o ministro César Peluzo disse que a emenda, ao permitir a posse de suplentes, foi uma norma "casuística que tende a alterar resultado de processo eleitoral já exaurido".
Contrário à suspensão da posse de suplentes escolhidos em 2008, o ministro Eros Grau disse que eles têm direito às vagas porque foram legalmente escolhidos. 'Não vejo violação ao princípio eleitoral nem da segurança jurídica. Não me permitiria interpretar a Constituição à luz da lei ordinária', afirmou.
Impasse
A polêmica começou em setembro, depois que a Câmara e o Senado aprovaram PEC (proposta de emenda constitucional) que aumenta em mais de 7.000 as cadeiras de vereadores em todo o país. A ministra Cármen Lúcia, do STF, concedeu liminar em resposta a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ajuizada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, questionando a emenda.
Segundo Gurgel, a emenda retroage seus efeitos às eleições de 2008, ou seja, permite que vereadores suplentes tomem posse em processo eleitoral já encerrado --por isso não tem segurança jurídica para valer retroativamente.
O advogado-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Melo, defendeu a emenda ao afirmar que o aumento no número de vagas nas Câmaras de Vereadores permitiria ampliar o número de partidos representados nos Legislativos municipais e estaduais.
"Essa ampliação não altera o resultado das eleições. Os que foram eleitos, permanecem eleitos. Só serão convocados alguns outros representantes do povo. O Congresso buscou o fundamento da República brasileira, do pluralismo político", afirmou.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
O garoto descobre como decompor o plástico em apenas 6 semanas
Daniel Burd sempre foi um exemplo de menino.
O garoto canadense faz parte do conselho estudantil do seu colégio, integra o Comitê de Caridade e, ainda, passeia voluntariamente com cachorros do seu bairro. Mas, no ano passado, o menino, de apenas 16 anos, superou todas as expectativas desenvolvendo um projeto que promete dar uma grande contribuição ao planeta.
Daniel encontrou um jeito de acelerar (e muito!) o processo de decomposição do plástico polietileno – aquele derivado de gás e petróleo, que é usado na confecção de sacolinhas plásticas, por exemplo.
Depois de pesquisar muito, o menino descobriu que existem dois tipos de bactérias raríssimas que se desenvolvem na natureza, uma do gênero Sphingomonas e uma do Pseudômonas, que, ao serem isoladas, são capazes de decompor o plástico em seis semanas – ao invés de 400 anos, como acontece no processo natural de decomposição – e, tudo isso, sem gerar nenhuma substância nociva ao meio ambiente ou à saúde humana.
A ideia de investigar sobre o assunto surgiu do jeito mais banal: Daniel fazia serviços domésticos todos os dias para ajudar os pais e percebia a quantidade desacolas plásticas que existiam em sua casa. Com mania de questionar sobre tudo, o menino se perguntou qual era o destino dos sacos e, insatisfeito com a resposta que encontrou, resolveu desenvolver, ele próprio, um jeito mais sustentável de se livrar do material.
Por enquanto, a iniciativa é apenas um projeto, mas já rendeu a Daniel o prêmio “Canada Wide Science Fair”, que oferece $ 10 mil em dinheiro e $ 20 mil em bolsas de estudo para cada um de seus ganhadores. Além disso, o menino está experimentando, aos 16 anos, um pouquinho do gosto da fama. Na internet, já existe um site para Daniel: The Unofficial Daniel Burd Fan Club.
E aí, você entraria para esse fã-clube?
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Funerária cria caixões em forma de garrafa de cerveja, celular e carros
Caixões personalizados custam entre R$ 5,7 mil e R$ 17,2 mil.
Muitos dos clientes são pessoas que organizam o próprio enterro.
Do G1, em São PauloUma funerária britânica especializada em caixões personalizados criou modelos em forma de garrafas de cerveja, telefones celulares, carros e outros objetos inusitados, segundo reportagem do jornal inglês "The Sun".
Caixões personalizados custam entre 2 mil libras e 6 mil libras. (Foto: Reprodução/Crazy Coffins)
O diretor da "Crazy Coffins", David Crampton, afirmou que os caixões personalizados custam entre 2 mil libras (R$ 5,7 mil) e 6 mil libras (R$ 17,2 mil), enquanto os tradicionais variam entre 300 libras e 600 libras.
Com os modelos personalizados, o diretor destacou que as famílias podem tornar um momento difícil em um evento mais alegre. De acordo com Crampton, muitos dos seus clientes são pessoas que preferem organizar o próprio enterro.
sábado, 31 de outubro de 2009
Dia das bruxas.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.
Satã ao subir na árvore. Jack então esculpiu uma imagem de uma cruz no tronco da árvore, prendendo o diabo na árvore. Jack fez um acordo com o diabo, se ele nunca mais o tentasse novamente, ele o deixaria descer da árvore.
De acordo com o conto do povo, depois de Jack morrer, a entrada dele foi negada no Céu, por causa de seus modos de malvado, mas ele teve acesso também negado ao Inferno, porque ele enganou o diabo. O diabo deu a ele uma brasa única para iluminar sua passagem para a escuridão frígida. A brasa era colocada dentro de um nabo para manter por mais tempo.
Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então o Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), na América, era em uma abóbora, iluminada com uma brasa.
O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada.
Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.
Edição e formatação: Lilian Russo - http://www.ilove.com.br/lili/palavrasesentimentos/
Fontes de Referência:
Folha de São Paulo
Estadinho (30/10/1999)
Guia dos curiosos http://www.guiadoscuriosos.com.br/
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Humanos podem ter assassinado Neandertal há mais de 50 mil anos
Neandertais conviveram com humanos modernos
Uma pesquisa da Universidade de Duke, da cidade de Durham, no Estado americano da Carolina do Norte, indica que um homem de Neandertal pode ter sido morto por humanos modernos em um confronto ocorrido há mais de 50 mil anos.
O estudo poderia indicar que os humanos modernos podem ter colaborado para provocar o desaparecimento dos neandertais.
Os pesquisadores analisaram o esqueleto de um neandertal chamado pelos cientistas de Shanidar 3 - um dos nove neandertais descobertos entre 1953 e 1960 em uma caverna no nordeste do Iraque. Ele foi morto há entre 50 mil e 75 mil anos quando tinha entre 40 e 50 anos de idade.
Neste esqueleto foi identificado um ferimento profundo que atingiu uma das costelas no lado esquerdo. Segundo os pesquisadores, este ferimento poderia ter sido causado por uma lança de um tipo usado pelos humanos modernos, mas não por homens de Neandertal.
"O que temos é um ferimento na costela com uma série de possíveis explicações", afirmou Steven Churchill, professor associado de antropologia evolucionária na Universidade de Duke.
"Não estamos sugerindo que ocorreu um ataque relâmpago, com humanos modernos marchando pela terra e executando homens de Neandertal", acrescentou.
"Acreditamos que a melhor explicação para este ferimento é uma arma que pode ser lançada e, levando em conta os que tinham esta arma e os que não tinham, isto implica em pelo menos em um ato de agressão entre as espécies."
Cientistas revelam fóssil que pode ser de ancestral do homem
O fóssil de 47 milhões de anos estava em uma coleção particular
Cientistas revelaram em Nova York nesta terça-feira o fóssil de uma criatura de 47 milhões de anos que pode ser um elo perdido na evolução dos primatas superiores - entre eles, os seres humanos.
O fóssil, batizado de Ida, está em estado tão bom de conservação que é possível ver sua pele e traços de sua última refeição.
Os restos do animal, que se assemelha a um lêmure (tipo de animal parecido com um macaco que vive na ilha africana de Madagascar) foram apresentados no Museu Americano de História Natural pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.
Eles foram descobertos na década de 1980 na Alemanha e pertenciam a uma coleção particular.
Importância e críticas
A pesquisa sobre sua importância foi liderada pelo cientista Jorn Hurum, do Museu de História Natural de Oslo, Noruega.
Cientistas reconstruíram o fóssil usando computação gráfica
Hurum diz que ida representa "a coisa mais próxima que temos de um ancestral" e descreveu a descoberta como "um sonho que se tornou realidade".
Mas parte da comunidade científica se mostra cética em relação à descoberta.
Um dos principais editores da revista Nature, Henry Gee, disse que o termo "elo perdido" pode induzir ao erro e que o fóssil não deve figurar entre as grandes descobertas recentes, como os dinossauros com penas.
Os cientistas que já examinaram o fóssil concluíram que este se trata de uma espécie nova, batizada Darwinius masillae.
Um dos pesquisadores que analisou Ida, Jenz Franzen, o fóssil tem traços que guardam "grande semelhança conosco", como unhas em vez de garras e o polegar em uma posição que permite agarrar coisas com a mão, como o homem e outros primatas.
Ainda assim, segundo ele, o fóssil não parece ser um ancestral direto do homem, mas sim estaria "mais para uma tia do que uma avó".
domingo, 25 de outubro de 2009
Introdução sobre o Iluminismo
© istockphoto.com / Vladimir Melnik |
Ouse conhecer! O lema proposto pelo filósofo Immanuel Kant no século 18 resumiu o estado de espírito que tomou conta de boa parte dos pensadores de um movimento intelectual que ficou conhecido como Iluminismo. Nele, a celebração da razão significou iluminar a mente e o futuro humano a partir da supremacia do conhecimento sobre as crenças metafísicas.
O Iluminismo surgiu na Europa entre os séculos 17 e 18 e inspirou revolucionários desenvolvimentos na filosofia, nas artes e na política. A base do pensamento iluminista foi considerar a lógica e a razão como as principais formas de o homem conhecer o universo e melhorar continuamente suas condições de vida. Para o Iluminismo o objetivo principal do uso da razão era dar ao homem conhecimento, liberdade e felicidade.
O Iluminismo tirou a humanidade das trevas que dominaram a Idade Média
Desde o final do século 20, no entanto, os princípios do Iluminismo estão sob ataque dos pensadores do pós-modernismo, que consideram a supremacia do homem racional, sua busca pela Verdade e a fé no progresso e na ciência como ideias totalitárias e opressoras. Mas bem antes disso o Iluminismo representou o caminho para o mundo ocidental emergir definitivamente das trevas da Idade Média, período em que a razão foi suplantada pelo misticismo religioso e a sociedade regrediu para o isolamento social, econômico e político do feudalismo.
© istockphoto.com / HultonArchive
A Revolução Francesa foi totalmente influenciada pelos ideais iluministas
A vontade de conhecer e de desafiar os principais dogmas que vigoravam na passagem da Idade Média para a Idade Moderna contagiou vários pensadores, cientistas e artistas europeus, principalmente na França e na Grã-Bretanha. Uma frenética produção de obras filosóficas, políticas, econômicas, científicas e sociais escritas por intelectuais como Voltaire, Adam Smith, Immanuel Kant, David Hume, Isaac Newton e Jean le Rond D’Alembert, entre outros, constituiu o conjunto do pensamento iluminista que mudaria profundamente a trajetória da humanidade nos séculos seguintes.
Muito do espírito do Iluminismo sobrevive vigorosamente no liberalismo, na tolerância e no respeito pelas leis, valores que vigoram em boa parte das sociedades ocidentais.
Movimentos iluministas
O Iluminismo é provavelmente o movimento intelectual que mais influenciou momentos decisivos da história da humanidade. Entre os principais eventos históricos movidos a partir dos ideais e pensamentos iluministas estão a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América (1776), a Revolução Francesa (1789) e a Revolução Industrial (1760-1830).
sábado, 10 de outubro de 2009
Quais são os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio?
- Erradicar a extrema pobreza e a fome
Um bilhão e duzentos milhões de pessoas sobrevivem com menos do que o equivalente a $ 1,00 (PPC — Paridade do Poder de Compra, que elimina a diferença de preços entre os países) por dia.
Metas:
- Reduzir pela metade a proporção da população com renda inferior a um dólar PPC por dia.
- Reduzir pela metade a proporção da população que sofre de fome.
-
Atingir o ensino básico universal
Cento e treze milhões de crianças estão fora da escola no mundo.
Meta:
- Garantir que todas as crianças, de ambos os sexos, terminem um ciclo completo de ensino básico.
-
Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Dois terços dos analfabetos do mundo são mulheres, e 80% dos refugiados são mulheres e crianças.
Meta
- Eliminar a disparidade entre os sexos no ensino primário e secundário, se possível até 2005, e em todos os níveis de ensino, até 2015.
-
Reduzir a mortalidade infantil
Todos os anos 11 milhões de bebês morrem de causas diversas.
Meta
- Reduzir em dois terços a mortalidade de crianças menores de 5 anos.
-
Melhorar a saúde materna
Nos países pobres e em desenvolvimento, as carências no campo da saúde reprodutiva levam a que a cada 48 partos uma mãe morra.
Meta
- Reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna.
-
Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
Em grandes regiões do mundo, epidemias mortais vêm destruindo gerações e cerceando qualquer possibilidade de desenvolvimento.
Metas
- Deter a propagação do HIV/Aids e começar a inverter a tendência atual.
- Deter a incidência da malária e de outras doenças importantes e começar a inverter a tendência atual.
- Garantir a sustentabilidade ambiental
Um bilhão de pessoas ainda não têm acesso a água potável.
Metas
- Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais.
- Reduzir pela metade a proporção da população sem acesso permanente e sustentável à água potável segura.
- Alcançar, até 2020, uma melhora significativa nas vidas de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados.
- Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento
Muitos países pobres gastam mais com os juros de suas dívidas do que para superar seus problemas sociais.
Metas
- Avançar no desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro aberto, baseado em regras, previsível e não discriminatório.
- Atender às necessidades especiais dos países menos desenvolvidos. Isso inclui:
- um regime isento de direitos e não sujeito a quotas para as exportações dos países menos desenvolvidos;
- um programa reforçado de redução da dívida dos países pobres muito endividados (PPME) e anulação da dívida bilateral oficial; e
- uma ajuda pública para o desenvolvimento mais generosa aos países empenhados na luta contra a pobreza.
-
Atender às necessidades especiais dos países sem acesso ao mar e dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento (mediante o Programa de Ação para o Desenvolvimento Sustentável dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e as conclusões da vigésima segunda sessão extraordinária da Assembléia Geral).
- Tratar globalmente o problema da dívida dos países em desenvolvimento, mediante medidas nacionais e internacionais de modo a tornar a sua dívida sustentável a longo prazo.
- Alguns dos indicadores a seguir são monitorados em separado para os países menos desenvolvidos (PMD), para os países africanos sem acesso ao mar e para os pequenos estados insulares em vias de desenvolvimento.
- Em cooperação com os países em desenvolvimento, formular e executar estratégias que permitam que os jovens obtenham um trabalho digno e produtivo.
- Em cooperação com as empresas farmacêuticas, proporcionar o acesso a medicamentos essenciais a preços acessíveis, nos países em vias de desenvolvimento.
- Em cooperação com o setor privado, tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, em especial das tecnologias de informação e de comunicações.
Nasa lança foguetes contra a Lua para procurar água
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
“Falando” com as mãos
Pessoas usando a linguagem de sinais
Aprendendo a gesticular no Laboratório de Interpretação da Linguagem de Sinais, no Georgia Perimeter College