Pesquisar este blog

domingo, 25 de julho de 2010

TV Muro - Sabará, MG

A TV Muro é uma pequena organização produtora de televisão brasileira localizada na cidade mineira de Sabará em Minas Gerais que fica a 17 quilômetros da capital Belo Horizonte.

E intitulada a menor rede de televisão do mundo.

De cunho comunitário e sem nenhum registro na Anatel, opera como uma emissora de TV de baixissima potência, cobrindo apenas a rua Costa Rodrigues do perímetro da igreja a no máximo uma quadra.

Criada por Francisco Dário dos Santos, o Chiquinho, está no ar desde 1997 com um programação totalmente própria.

Tudo começou quando o Chiquinho achou no ferro velho um video-link, utilizado para transmitir o sinal da antena parabólica para outras partes da casa, no meio do entulho.

O rapaz levou para casa o aparelho, ligou e funcionou.

Entusiasmado pela descoberta prendeu numa pequena tábua colocou numa caixa de isopor para conservação de gelo, e colocou junto da antena no telhado da casa, localizada na rua Costa Rodrigues 299 ao lado da igreja em Sabará Minas Gerais.

No início ele tinha apenas uma TV em preto-e-branco e uma câmera VHS que ele comprou com um ano de economia do próprio salário, já que ele é funcionário público municipal da prefeitura da Sabará, então ele ligava a câmera a essa TV em preto-e-branco que ele colocava no muro de casa, daí originando o nome TV MURO.

Com a descoberta do video-link achado no lixo começa então a aventura de transmitir os seus programas além do muro, reforçando a concretização do seu sonho de um dia ser apresentador de tv.

 Transmissão e programação

Sintonizada no canal 11 VHF a tv muro cobre 1 quadra da cidade e é responsável por 10 a 20 televisores que sintonizam a sua programação.

Chiquinho produz programas entre eles uma série de contos que revelam as assombrações que existem em Sabará, programas humoristicos de autoria própria, reportagem investigativa que revela o descaso dos órgãos públicos em sua cidade.

Ao completar 10 anos inspirado pelo Big Brother Brasil, programa de tv da TV Globo, o Chiquinho acaba criando com base nesse o Big Muro Brasil, que conta com a participação de todos da casa incluindo o cachorro e o gato da família para completar o reality-show.

A TV depende exclusivamente de doações de equipamentos. Depois que ele comprou a câmera VHS e a tv a cores, que agora substitui a antiga preto-e-branco, ele também comprou um vídeo cassete pra facilitar suas edições e apresentações. já os demais equipamentos foram doações.

A STV SESC TV soube da tv muro do chiquinho e acabou doando 200 fitas pro mesmo exibir em sua emissora de tv.

O Francisco ficou de enviar a rede fitas dos seus programas para serem exibidos lá.

A audiência da tv é medida duma forma no mínimo curiosa: com um furo feito no portão de casa, pelo próprio Chiquinho, a mãe dele olha pra fora e anota no papel a quantidade de pessoas assistindo, de pé, a tv que por estar encima do muro e virada pra rua que atrai a atenção de quem passa.

Por estar no muro os programas tem no máximo 20 minutos porque quem os assiste então assiste de pé e logo fica difícil permanecer muito tempo olhando a tv sem nenhum conforto.

Apesar de toda essa mídia que o Francisco conseguiu atrair, para sua emissora de tv, ele afirma: "a tv muro não vai crescer de tamanho físico como muitas fazem se expandindo para várias ruas ou cidades do Brasil, e sim ela vai crescer apenas internamente melhorando a cada dia sua programação"

No YouTube exitem ao menos 4 vídeos falando sobre a tv muro sendo 1 deles o documentário da Petrobrás 2 de reportagens de tv e 1 é o curta metragem do chiquinho.A TV Muro chega na Internet com seu perfil no Twitter www.twitter.com/tvmuro , sua galeria de fotos no Flickr. www.flickr.com/photos/tvmuro  e seu canal de vídeos no Youtube. www.youtube.com/chiquinhotvmuro

Francisco Dário já esteve em programas de tv de algumas emissoras de tv do Brasil justamente pra contar toda a saga de ser o dono de como ele denomina "A menor rede de tv do mundo" A Emissora também em 2009,criou a Cerca um Reality Show inspirado em A Fazenda da Rede Record.Só que os Apresentadores Ficam numa Cerca e Tem Eliminação toda Semana.O Apresentador Chama Chicobritto.

Entre os programas, que o Chiquinho já apareceu com sua TV Muro, estão o Charme da apresentadora Adriane Galisteu, Mais Você da Ana Maria Braga da Tv Globo, Programa do Jô, Hebe e Pânico na TV em março de 2007.

A TV Muro também já foi alvo de várias reportagens em jornais como Folha de SP , Estado de Minas, Hoje em Dia, O Tempo e de sites sobre mídia.

Em 2007 ele resolveu colocar num curta-metragem as histórias de assombração que ele conta no seu programa.

Tudo isso acabou sendo documentado pela Petrobrás num curta metragem que conta toda a história da TV Muro incluindo as aparições dele em emissoras de tv e sobre o seu próprio curta-metragem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!
Sua participação é muito importante.
rar.