Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Jovens valem ouro

Gente de Ouro: Capacitação para atividades de produção cultural trará formação profissional e novas oportunidades de trabalho a 50 jovens de Sabará
A produção cultural de Sabará ganhou reforço no dia 22 de junho. Tiveram início as oficinas do Projeto Gente de Ouro, que irá capacitar 50 jovens da comunidade local para diversas atividades vinculadas a tecnologia cênica. O Projeto é fruto de uma parceria entre a AngloGold Ashanti, a Secretaria de Estado da Cultura do Estado de Minas Gerais e a Fundação Clóvis Salgado, apoiada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
As aulas serão realizadas no Centro Técnico de Produção da Fundação Clóvis Salgado, no distrito de Marzagão, em Sabará, até novembro deste ano. Haverá oficinas de vídeo e multimídia; fotografia e design gráfico; cenotécnica e adereços; maquiagem e figurino; sonorização e iluminação e Filosofia e Palavra, sob a coordenação do cenógrafo e diretor Gringo Cardia.
O Projeto Gente de Ouro é vinculado ao AuDITIONS Brasil, maior concurso de design de joias em ouro do mundo, realizado pela AngloGold Ashanti. Com a capacitação, os jovens terão a formação necessária para atuação na área de produção cultural. A coroação da aprendizagem se dará através do desenvolvimento de produtos e elementos culturais para a montagem do evento de premiação do AuDITIONS Brasil 2010, a ser realizado ainda este ano, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
A realização do Projeto Gente de Ouro atende a um dos valores da Empresa, de desenvolver as comunidades no entorno de suas operações. Em Sabará, está localizada uma das principais minas de ouro da AngloGold Ashanti, a Mina Cuiabá. Assim, o investimento na capacitação técnica, com finalidade de geração de trabalho e renda, é uma iniciativa propícia ao desenvolvimento local.
Transformação Social
Uma equipe realizou a divulgação prévia das oficinas junto a 42 associações comunitárias de 20 bairros da cidade. Assim, foram recebidas 137 inscrições. Após uma avaliação inicial, 106 jovens participaram da Seleção de Alunos, realizada nos dias 16 e 17 de junho, por uma equipe especializada. Desse grupo, foram selecionados 50 participantes das oficinas, de acordo com os requisitos divulgados previamente – estarem cursando o Ensino Médio (ou já terem concluído), idade entre 16 e 21 anos e serem residentes em Sabará.
Responsável pelas oficinas, Gringo Cardia é um dos maiores cenógrafos do país, reconhecido por trabalhos como artista gráfico, diretor de arte, diretor de videoclipes, de teatro e desfiles de moda. As aulas serão realizadas no Centro Técnico de Produção da Fundação Clóvis Salgado, distrito de Marzagão, em Sabará. O espaço, segundo o Governo de Minas, é a única escola de tecnologia de espetáculos da ibero-américa que trabalha, simultaneamente, a teoria e a prática na formação profissional para a área de produção cultural. No Centro, sob gestão do Instituto Cultural Sergio Magnani, os alunos terão a oportunidade de conhecer todas as etapas da produção de um espetáculo: construção, montagem e operação de cenários.

http://www.folhadesabara.com.br/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!
Sua participação é muito importante.
rar.