Pesquisar este blog

sábado, 20 de novembro de 2010

Diversidade cultural é fruto da trajetória de resistência

Essa diversidade cultural também é fruto de uma trajetória de resistência, que começou no século XVIII, com as histórias dos escravos e dos quilombos. O que chama a atenção é que a educação já era vista como forma de cidadania.
O orgulho dos afrodescendentes do Maranhão está relacionado à manifestações e as lutas contra o racismo. Uma dessas lutas ficou bastante conhecida entre os maranhenses: a balaiada, que teve como líder Negro Cosme.
Esta é a história de uma luta fratricida que sangrou a província do Maranhão. A história que será mostrada aqui foi ouvida... Um pedaço aqui, lida um trecho ali, outro acolá.
“A balaiada é uma revolta dos pobres, uma revolta do interior, no interior do Maranhão”, conta a historiadora Maria Raimunda de Araújo.
Juntamos alguns cacos para compor o quebra-cabeça que foi essa guerra ocorrida nos primeiros anos do século XVIII.
“Desde o início os negros tiveram uma participação direta ou indireta. Cosme liderou mais de três mil negros em armas e deu um novo fôlego ao movimento”, explica Iramir Alves de Araújo, escritor e pesquisador.
A historiadora fala sobre a preocupação de Cosme com o conhecimento. “Ele cria um quilombo no tempo da guerra, com pouco tempo. Mas é o próprio governo que diz que lá tinha uma escola de ler e escrever. Ora um homem desses preocupado ao mesmo tempo de tá se defendendo, ele não esqueceu que a educação era uma forma de estar livre também. Não só livre do cativeiro, mas essa liberdade da mente, que se adquire com o conhecimento.”
Essa parte da história do Maranhão está contada no livro a balaiada de Iramir Alves de Araújo que foi adotado como material didático em escolas de São Luís. “Foi promulgada uma lei, dentro do próprio sistema Educacional que torna obrigatório o ensino dos estudos afro-brasileiros. No estado do maranhão, é necessário que os alunos, que eles tenham um acesso maior a esse conhecimento que vai ser importante para compor a identidade do maranhense, conhecer a história do Maranhão”, explica o professor, Carlos Eduardo Penha Everton.
Em 10 de abril de 1842 Cosme Bento das Chagas - tutor da liberdade - foi executado. Não como rebelde ou aliado dos balaios, mas como exemplo aos escravos para que não ousassem sonhar com liberdade.
“Ele cometeu o pecado capital, o de saber ler, o da cultura, o de saber discernir, o de ser informado da maneira que fosse e por tentar criar algum núcleo, ou núcleos, dos quais, aqueles que quisessem poderiam melhorar o seu conhecimento de mundo”, fala o ator, Milton Gonçalves.
Para falar sobre a diversidade cultural e educação, o Ação convidou o professor Carlos Benedito Rodrigues da Silva, da Universidade Federal do Maranhão. Veja a entrevista no vídeo
.

2 comentários:

  1. Rogério, gosto muito de história, esse seu post sobre a Balaiada está ótimo, parabéns.
    Passeei pelo seu blog, não resisti, to seguindo. Muito bom.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo estimulo.
    Vistarei também o teu blog.

    ResponderExcluir

Obrigado!
Sua participação é muito importante.
rar.