Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Nasa mostra encontro raro de sonda com cometa

Do R7

A Nasa divulgou nesta segunda-feira (8) um videoclipe editado a partir de imagens tiradas pela missão Epoxi durante sua passagem pelo cometa Hartley 2 no último dia 4 de novembro. 
Durante o encontro, a sonda e o cometa passaram um pelo outro a uma velocidade de 12,3 km/s. No momento de maior aproximação, a espaçonave ficou a apenas 700 km do núcleo em forma de amendoim do Hartley 2. 
O principal pesquisador da missão, Michael A’Hearn, da Universidade de Maryland, disse que o Hartley 2 superou todas as expectativas, "não só por causa de seu valor científico como também por sua beleza majestosa”. 
Com apenas seis segundos de duração, o videoclipe do voo é composto de 40 quadros tirados pelo instrumento de resolução média da sonda Deep Impact (Impacto Profundo, em versão livre),  durante o encontro. 
A primeira foto foi tirada cerca de 37 minutos antes da maior aproximação, a uma distância de cerca de 27,35 mil km. A última foi feita 30 minutos depois do ponto mais próximo, a uma distância de 22,2 mil km. A sonda conseguiu fotografar quase 50% da superfície iluminada do cometa em detalhes. 
A passagem da missão Epoxi pelo Hartley 2 foi a quinta na história em que o núcleo do cometa foi fotografado. A Epoxi é uma missão que usa a sonda Deep Impact, que já estava no espaço, para explorar diversos alvos espaciais. 
http://noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!
Sua participação é muito importante.
rar.