Pesquisar este blog

domingo, 25 de outubro de 2009

Introdução sobre o Iluminismo

iluminismo-1
© istockphoto.com / Vladimir Melnik
 Ouse conhecer! O lema proposto pelo filósofo Immanuel Kant no século 18 resumiu o estado de espírito que tomou conta de boa parte dos pensadores de um movimento intelectual que ficou conhecido como Iluminismo. Nele, a celebração da razão significou iluminar a mente e o futuro humano a partir da supremacia do conhecimento sobre as crenças metafísicas.
O Iluminismo surgiu na Europa entre os séculos 17 e 18 e inspirou revolucionários desenvolvimentos na filosofia, nas artes e na política. A base do pensamento iluminista foi considerar a lógica e a razão como as principais formas de o homem conhecer o universo e melhorar continuamente suas condições de vida. Para o Iluminismo o objetivo principal do uso da razão era dar ao homem conhecimento, liberdade e felicidade.
  O Iluminismo tirou a humanidade das trevas que dominaram a Idade Média
Desde o final do século 20, no entanto, os princípios do Iluminismo estão sob ataque dos pensadores do pós-modernismo, que consideram a supremacia do homem racional, sua busca pela Verdade e a fé no progresso e na ciência como ideias totalitárias e opressoras. Mas bem antes disso o Iluminismo representou o caminho para o mundo ocidental emergir definitivamente das trevas da Idade Média, período em que a razão foi suplantada pelo misticismo religioso e a sociedade regrediu para o isolamento social, econômico e político do feudalismo.
 revolucao-francesa-1 © istockphoto.com / HultonArchive
A Revolução Francesa foi totalmente influenciada pelos ideais iluministas
A vontade de conhecer e de desafiar os principais dogmas que vigoravam na passagem da Idade Média para a Idade Moderna contagiou vários pensadores, cientistas e artistas europeus, principalmente na França e na Grã-Bretanha. Uma frenética produção de obras filosóficas, políticas, econômicas, científicas e sociais escritas por intelectuais como Voltaire, Adam Smith, Immanuel Kant, David Hume, Isaac Newton e Jean le Rond D’Alembert, entre outros, constituiu o conjunto do pensamento iluminista que mudaria profundamente a trajetória da humanidade nos séculos seguintes.
Muito do espírito do Iluminismo sobrevive vigorosamente no liberalismo, na tolerância e no respeito pelas leis, valores que vigoram em boa parte das sociedades ocidentais. 
Movimentos iluministas
O Iluminismo é provavelmente o movimento intelectual que mais influenciou momentos decisivos da história da humanidade. Entre os principais eventos históricos movidos a partir dos ideais e pensamentos iluministas estão a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América (1776), a Revolução Francesa (1789) e a Revolução Industrial (1760-1830).
leia mais: Iluminismo: razão, progresso e liberdade, O legado iluminista, Mais informações sobre o Iluminismo.
Veja todos os artigos sobre Cultura; em http://bit.ly/3z41dI

15 comentários:

  1. eu adorei,colocaram tudo que eu queria saber, mim ajudou bastante obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade ta tudo que agente presissa

      Excluir
    2. só for presissa né?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk analfabeto

      Excluir
  2. thaismanuely
    fico satisfeito em ter sido útil a você.

    ResponderExcluir
  3. esse assunto é muito importante pois nos ensina nos dias de hoje o que foi verdadeiramente o iluminismo

    ResponderExcluir
  4. é muito legal estudar esse assunto de primeiro pensei que fosse um assunto chato e na verdade foi super,mega extra divertido estuda-lo eu  adorei e tudo que eu precisava saber eu encontrei.

    ResponderExcluir
  5.  O Iluminismo tirou a humanidade das trevas que dominaram a Idade MédiaLembre sempre,  caro Jannyamorim16

    ResponderExcluir
  6. MARISATHEPOWERPUFFGIRL15 de setembro de 2011 às 21:57

    MUITO LEGAL VOU TIRAR 10 NO TRABALHO , Quero fazer amigos de quiserem me add como amigo no orkut==> "Marisathepowerpuffgirl@hotmai l.com

    ResponderExcluir
  7. Amanda sep 30, 2012 12:44 PM
    E legal seber sobre o que aconteceu a seculos
    átras

    ResponderExcluir
  8. Século se escreve em números romanos.

    ResponderExcluir
  9. vou tirar um super 10 no trabalho obrigada bjao

    ResponderExcluir
  10. aacho q tiro um 8.0 nesse trabalho valeu!!!

    ResponderExcluir

Obrigado!
Sua participação é muito importante.
rar.