Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Origens e a evolução do forró


20/06/2011 11h30 - Atualizado em 20/06/2011 11h31

Conheça as origens e a evolução do forró, o ritmo da festa de São João

Estilo passou por três grandes fases desde que surgiu, nos anos 1940.
Evolução causa disputa, mas formatos podem conviver, dizem críticos.

Daniel Buarque Do G1, em Campina Grande (PB)
Começa nesta semana o principal momento da maratona de forró nas festas de São João no Nordeste. Com a aproximação da noite oficial de comemoração do santo, na próxima sexta-feira (24), é quase impossível ouvir algum tipo de música diferente nesta época nas cidades que se transformam em principais focos da festa, como Campina Grande (PB) e Caruaru (PE).
Mas dizer que todos tocam forró não quer dizer necessariamente que a música é a mesma. Ao longo das sete décadas desde que surgiu e se espalhou pelas mãos de Luiz Gonzaga, o estilo musical que é símbolo do Nordeste passou por transformações em sua forma. Ele deixou de ser uma música puramente regional tocada com sanfona, zabumba e triângulo, se adaptou à modernidade, incorporou elementos do pop, do axé e do tecnobrega. Bandas de forró mais novas têm uma produção comparável a grandes shows de pop do mundo. Um desses grupos, Calcinha Preta, fez até mesmo apresentações em 360 graus, como as do U2.


arte da linha do tempo e genealogia do forró - são joão (Foto: Editoria de Arte/G1)

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELA DIVULGAÇÃO DE ALGO TÃO BOM E TÃO NOSSO COMO É O FORRÓ.NÃO VAMOS ESQUECER QUE DESCARACTERIZARAM O FORRÓ, NO INTUITO DE GANHAR DINHEIRO.SEM COMPROMISSO NENHUM COM A NOSSA CULTURA. SÓ MERECE ESSE NOME FORRÓ! SE TIVER COMO BASE A SANFONA, O ZABUMBA E O TRIÂNGULO.COMO O MESTRE GONZAGÃO ENSINOU.

    GRATO
    TANÚRIO BRITO

    ResponderExcluir

Obrigado!
Sua participação é muito importante.
rar.